top of page

Proposta da agroindústria dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate é apresentada em Paulo Frontin, Paraná

Atualizado: 20 de jun.

No dia 10 de junho de 2024, a Associação de Famílias de Agricultores Experimentadores e Difusores em Agroecologia no Bioma da Floresta com Araucária (ECOARAUCÁRIA), em parceria com o Observatório da Erva-mate, Aprea e a Social Ideias, apresentou na Câmara de Vereadores do município de Paulo Frontin, Paraná, a proposta da agroindústria para processamento da erva-mate dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos.


Com diversas entidades, cooperativas e sindicatos da agricultura familiar presentes na 17° Sessão Ordinária do ano 2024. Jaine Vergopolem, jornalista e filha de agricultores familiares, apresentou o projeto de construção e viabilidade da agroindústria, somando com contribuições de Denilson Pasin, contador da associação ECOARAUCÁRIA. Também explanaram como uma iniciativa de grande valia, Cássio Murilo Moreira Trovatto, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, membro do Departamento de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica, e Fabio Rodrigues, representante da ECAM, uma organização dedicada à integração entre desenvolvimento socioeconômico e equilíbrio ambiental.


Bernardo Vergopolem, representando o Observatório da Erva-mate, ECOARAUCÁRIA e FETRAF-Paraná, expressou surpresa e satisfação com a receptividade do projeto em Paulo Frontin. “Estamos muito surpresos pela acolhida, pois é recente que chegamos em Paulo Frontin para dialogar sobre a necessidade e os trâmites que vão ser feitos na câmara de vereadores para a autorização da cessão de uso de uma área pública para implementação da agroindústria que está tramitando na Itaipu e é um projeto que quase chega a mais 30 milhões”, afirmou.


O secretário de governo do município de Paulo Frontin, Rogério Vial, elogiou o projeto e o entusiasmo da equipe. “Quando conhecemos o projeto e o entusiasmo do pessoal da ECOARAUCÁRIA, vimos que este é um projeto extremamente viável que vai beneficiar não só os agricultores familiares aqui de Paulo Frontin, como de toda uma região”, disse.


A proposta da agroindústria de erva-mate visa promover o desenvolvimento sustentável por meio dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos de Erva-mate, beneficiando os agricultores familiares e contribuindo para a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico da região.



Texto por Jaine Vergopolem. Imagens: Lídio Karpinski, Jaine Vergopolem e Câmara de Vereadores de Paulo Frontin.

Comments


bottom of page