top of page

Em Paulo Frontin, agricultores familiares recebem proposta de pagamento por serviços ambientais

Atualizado: 15 de jun.

No último dia 10 de junho, o município de Paulo Frontin foi palco de uma importante discussão sobre o pagamento por serviços ambientais para agricultores familiares. O evento foi uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, MDA, através de Cássio Murilo Moreira Trovatto, membro do Departamento de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (FETRAF-Paraná), Observatório da Erva-mate e a ECOARAUCÁRIA (Associação de Famílias de Agricultores Experimentadores e Difusores em Agroecologia no Bioma da Floresta com Araucária), contou com a presença da ECAM, uma organização dedicada à integração entre desenvolvimento socioeconômico e equilíbrio ambiental. A ECAM apresentou uma proposta de desenvolvimento de projeto em colaboração com a ReSeed.


Reunindo mais de 120 unidades familiares de diversos municípios da região, incluindo Bituruna, Mallet, São Mateus do Sul, Cruz Machado, Rio Azul, Rebouças, Palmeira, União da Vitória e Irati, o encontro atraiu agricultoras e agricultores interessados e comprometidos com a causa ambiental.


O prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech, falou na abertura do evento sobre a felicidade do município acolher essa ação. "Estamos muito contentes por Bernardo ter nos procurado, pois um trabalho dessa magnitude, tão importante para a região, ter chegado até o município é uma grande honra", expressa ele.


Fabio Rodrigues, representante da ECAM, explicou a visão da parceria: “A parceria visa o reconhecimento dos serviços ambientais de produtores por meio do acesso ao financiamento climático e mercado de créditos de carbono. Vemos com muita expectativa a construção conjunta dessa parceria para o desenvolvimento dos produtores e produtoras da agricultura familiar, que preservam suas formas tradicionais de produção da erva-mate no estado do Paraná.”


Bernardo Vergopolem, representante da FETRAF-Paraná e presidente da ECOARAUCÁRIA, destacou a importância da reunião: “A reunião do projeto de encaminhamento por serviço ambiental foi muito positiva. Conseguimos a participação de agricultores, estudantes, lideranças de comunidades, vereadores e secretários do município. Os encaminhamentos tirados e a apresentação do Fábio sobre a proposta do projeto piloto foram muito bem recebidos. Estamos agora organizando, através da ECOARAUCÁRIA, FETRAF-Paraná e dos sindicatos e lideranças de agricultores, a documentação para encaminhar as ações práticas de elaboração e construção do projeto piloto na nossa região.”


Entre os participantes, o agricultor familiar Lídio Karpinski expressou a renovada esperança trazida pela iniciativa: “Antes, os agricultores estavam desanimados, mas essa conversa trouxe uma inovação, reviveu a vontade de cuidar do ambiente e do espaço de suas vivências. O agricultor demonstrou a esperança de ser reconhecido pelo Estado ou por alguém pelo que ele preservou”, conta ele.


O evento marcou um passo significativo para o reconhecimento e valorização dos serviços ambientais prestados pela agricultura familiar na região, apontando para um futuro mais sustentável e equilibrado.



Texto e imagens por Jaine Vergopolem.


Kommentare


bottom of page